top of page

Divulgação:

Palestra: Ferréz

Veja mais sobre a palestra com ele na Programação...

O PROLER é um órgão do Ministério da Cultura, coordenado pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – DLLLB/SE-MinC, em Brasília vem sendo desenvolvido no país em parceria com os governos estaduais e municipais, ganhando espaço com a realização de encontros, formação continuada, oficinas e palestras. O comitê PROLER Campo Grande, instituído desde 1996, tem como objetivo promover ações estratégicas de articulação e valorização de incentivo à leitura, entendendo ser o caminho para se formar cidadãos críticos e atuantes no meio onde vivem.

XVIII Encontro do ProLer

Os encontros anteriores ( entre 1996 e 2016) do Proler não se configuraram somente em momentos de reflexão sobre a importância da leitura, mas também, e principalmente, pela realização de ações promotoras de leitura: oficinas, palestras, feira do livro, além de ser espaço para celebrar as ações realizadas  pela FCMS  e pelos seus parceiros: universidades, faculdades, secretarias de educação e cultura  com a participação de acadêmicos, estudantes, professores e a comunidade em geral.O PROLER é um órgão do Ministério da Cultura,coordenado pela Diretoria de Livro,

Um Pouco mais

sobre o Proler...

O que é o projeto?

O PROLER é um Programa de abrangência nacional e não tem caráter centralizador estando aberto a novos projetos de leitura, buscando estimular ações autônomas em favor da leitura. Em razão disso, o PROLER é constituído por comitês conveniados que trabalham sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam. Em Campo Grande ,  o comitê PROLER é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e vem desde então organizando atividades anuais.

Como acontece?

A programação é construída de forma coletiva, com participação dos membros do comitê, representando suas respectivas instituições ou sociedade civil. As atividades são desenvolvidas de modo a atender o público infantil (Prolerzinho), juvenil (Proler-teen) e adulto (Proler) por meio de oficinas, palestras e atividades culturais. Em sua 17ª edição terá como tema: Cultura urbana e bibliotecas (pre) ocupações.

 

Qual o público-alvo?

Professores com formação na área de Letras ou Pedagogia, bibliotecários, arte educadores, gestores públicos, mediadores de leitura, técnicos em bibliotecas, estudantes.

Aberto ao público em geral.

Oficinas...

As oficinas oferecidas apresentam variedade de temas que contemplam toda a diversidade dos estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensino de literatura para o ensino médio e também a literatura infanto-juvenil estarão em destaque.

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita político  críticas criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Tornar a prática de leitura dentro do cotidiano escolar e cultural da sociedade é tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização. Para constituir uma sociedade leitora, na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva, é preciso conjugar a leitura da palavra à leitura do mundo.

O Proler é concebido como um Programa de abrangência nacional e não tem caráter centralizador estando aberto a novos projetos de leitura e buscando estimular ações autônomas em favor da leitura. Em razão disso, o Proler é constituído por comitês conveniados e que trabalham sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam.

 

Evento que ocorreu em 2015

O projeto começou a ser desenvolvido em 1997...

O PROLER é um órgão do Ministério da Cultura, coordenado pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – DLLLB/SE-MinC, em Brasília vem sendo desenvolvido no país em parceria com os governos estaduais e municipais, ganhando espaço com a realização de encontros, formação continuada, oficinas e palestras. O comitê PROLER Campo Grande, instituído desde 1996, tem como objetivo promover ações estratégicas de articulação e valorização de incentivo à leitura, entendendo ser o caminho para se formar cidadãos críticos e atuantes no meio onde vivem.

Leitura, Literatura e Bibliotecas – DLLLB/SE-MinC, em Brasília vem sendo desenvolvido no país em parceria com os governos estaduais e municipais, ganhando espaço com a realização de encontros, formação continuada, oficinas e palestras. O comitê PROLER Campo Grande, instituído desde 1996, tem como objetivo promover ações estratégicas de articulação e valorização de incentivo à leitura, entendendo ser o caminho para se formar cidadãos críticos e atuantes no meio onde vivem.

Os encontros anteriores ( entre 1996 e 2016) do Proler não se configuraram somente em momentos de reflexão sobre a importância da leitura, mas também, e principalmente, pela realização de ações promotoras de leitura: oficinas, palestras, feira do livro, além de ser espaço para celebrar as ações realizadas  pela FCMS  e pelos seus parceiros: universidades, faculdades, secretarias de educação e cultura  com a participação de acadêmicos, estudantes, professores e a comunidade em geral. A partir de 2012 o PORLER CG conta ações que antecedem o encontro anual, a primeira denomina-se PROLERZINHO que é realizado em parceria com SEMED -  Secretaria Municipal de Educação onde são oferecidas oficinas de incentivo à leitura em diversos estabelecimentos de ensino da educação infantil e do ensino fundamental. Já a segunda que se realiza desde 2013, denomina-se PROLETEEN cuja ação prática é a realização de oficinas de leitura e literatura para estudantes de ensino médio, sendo esta realizada em parceria com a SED – Secretaria de Estado de Educação, UMES – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e demais instituições de ensino superior.

Apoio:

Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul)

4°andar- Gerencia de Patrimônio Histórico e Cultural.

Telefone:(67) 3316-9155

 

Realização:

bottom of page