top of page

Cerimônia de Abertura:

​

Palestra: Literatura pra quê?

​

Palestrante: Prof. Célia Regina Delácio (UFGD) e Prof. Daniel Abrão (UEMS)

​

Abordagem Prof. Célia Regina Delácio (UFGD)

Abordaremos as possíveis implicações da retirada da disciplina de Literatura da Matriz Curricular  do Ensino Médio em Mato Grosso do Sul, pela secretaria Estadual de Educação (SED). Como se sabe, a literatura sempre correu perigo e a luta pela sua permanência na escola não é novidade, uma vez que ela faz os jovens interrogar, sem aceitar respostas prontas, e a experimentar outros mundos possíveis. Nessa perspectiva, ao discutir os poderes da literatura, pretendemos mostrar que ela  desassossega, interroga a vida de maneira perturbadora, transformando nossas certezas em incertezas... Assim,  a exclusão da literatura na escola pode ser vista como uma ação política que apresenta um novo projeto de educação que não fomos chamados a opinar.

​

Abordagem Prof. Daniel Abrão (UEMS)

 Faremos uma abordagem sobre ensino da literatura diante do contexto de elaboração da proposta “escola sem partido”, em movimentação, discussão e tramitação nos meios políticos, jurídicos e educacionais da sociedade brasileira.  Na reflexão, a proposta é abordar alguns momentos da história, em que a arte e a literatura foram usurpadas da potencialidade de expressar a crítica das contradições humanas, para servir, dentro de sua existência social e presente nos processos de escolarização, como instrumentos políticos de poder e controle humano e social, notadamente em condições políticas e períodos antidemocráticos e/ou autoritários, oriundos tanto de políticas de Estado como das determinações do capital e da mercantilização da arte.

​

Horário: 19:00

​

Local:  Unigran Capital

 

 Rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro

​

Palestra:

​

Biblioteca Escolar no século XXI: espaço de múltiplas dimensões

​

​

Horário: 14 : 00

​

Palestrante: Bernadete Campello

​

Mediador: Profª Eunice de Lourdes

​

Sobre: 

A palestra (incluir o título) pretende discutir as possibilidades da biblioteca escolar como recurso de aprendizagem, analisando as diferentes experiências que esse espaço pode proporcionar. Pretende também apresentar e discutir fatores que possam influenciar projetos de formação de leitores a serem desenvolvidos na biblioteca.

​

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo  - Sala Rubens Corrêa

​

Rua 26 de Agosto, 453 – Centro

​

De Outubro

Palestra:

Literatura para Transformação Social e humana

​

Horário: 19:30 

​

Palestrante: Ferréz – SP

​

Mediador: Volmir Cardoso - UEMS

​

Sobre:

​

O escritor Ferréz discorrerá sobre sua experiência ao longo dos seus 20 anos de carreira abordando sobre seus livros, sua ligação com a cultura Hip Hop, sua experiência como empreendedor social e Literatura Marginal. Sinteticamente pode se dizer que se trata de um momento em que a experiência do ministrante será compartilhada com os espectadores, ou seja, será uma palestra autobiográfica que proporcionará a troca de saberes e fazeres com vistas a potencializar ações de incentivo à leitura, à literatura periférica e ao livro  junto a comunidade, bem como, o engendramento de ações outras que caminhem para este propósito.

​

Local: Centro Cultural José Octávio Gizzo  - Sala Rubens Corrêa 

​

Rua 26 de Agosto, 453 – Centro

​

Atração:

​

 Circuito de Autores – Arte da Palavra (SESC)

​

​

Autores: ALEXANDRE M. RODRIGUES (SP) E VANESSA T. TRAJANO (PI)

 

Horário:19:00

​

Local: Morada dos Baís

​

Av. Noroeste, 5140 - Centro

​

​

4 De Outubro

De Outubro

De Outubro

Palestra:

Encontro de contadores de História

Horário: 8:30

​

Palestrante:Francisco Gregório

​

Mediador: Ciro Ferreira

​

Sobre:

 

A experiência tem demonstrado que contar histórias tem o mérito de aglutinar pessoas em torno de um tema, sensibilizando-as e atraindo-as para o estudo e a pesquisa não só de novos textos e ensaios, mas também para o recolhimento de histórias da memória oral - histórias que não estão só nos livros, mas na vivência das pessoas e que acabam por oferecer uma releitura das próprias histórias narradas nos livros. Como se trata de atividade com características lúdicas, a contação oferece a possibilidade de um envolvimento afetivo do leitor com o livro e com os temas em discussão. Assim, a palestra está sendo proposta no sentido de sensibilizar o grupo para questões que mesmo sem tempo hábil para um aprofundamento, ensejassem oportunidade de conhecimento e interesse em torno de: Histórias, saberes e produção de memória. A tradição e os processos de mudanças social e cultural. Os cuidados para a permanência do respeito e os vínculos de referências aos modos e maneiras dos povos expressarem seus conhecimentos sobre os universos culturais materiais e imateriais. Brincar, contar histórias. Os discursos dos acervos pessoais e comunitários. Diversidade de repertórios e o estabelecimento de redes.

​

Local: Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim

​

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º Andar - Centro.

​

​

Palestra:

Encontro com Escritores

Horário: 17: 00

​

Palestrante:Érico Nogueira, Fabio do Vale, Rubenio Marcelo e Mara Calvis

​

Mediação: Juliana Feliz UBE/MS

​

Título da Palestra: Por que os clássicos são clássicos?

​

Sobre:

A reflexão sobre os múltiplos sentidos da palavra “clássico” – que em sua origem significava “de primeira classe ou grandeza” e, como tal, aplicava-se aos autores modelares, dignos de estudo e admiração – é o fio-condutor que nos fará visitar vários grandes autores, de várias épocas e línguas, para descobrir as razões que os tornam clássicos. Dito de outra maneira, o que pretendemos nesta palestra é apresentar ao público interessado os principais nomes do cânone ocidental – isto é, a lista dos principais autores do Ocidente – e, ao fim e ao cabo, justificar por que é que os consideramos tão importantes assim. A pergunta “Literatura pra quê?”, portanto, se especifica, nesta palestra, em “Clássicos pra quê?”. Claro está que nossa resposta a esta pergunta também pretende responder à primeira.

​

Local: Sesc Morada do Baís  

    

Av. Noroeste, 5140 – Centro  

bottom of page